quinta-feira, outubro 02, 2008

Sun Tech Days 2008-2009 - Segundo dia

O segundo dia começou com o keynote da intel. Foi uma apresentação como todas as outras da intel... falando sobre os chips novos, como são poderosos etc.

Em seguida foi a apresentação de Bob Porras. Falou coisas bem interessantes sobre o open solaris, pediu para que todos usassem etc. Falou também de coisas sobre opensource... O que eu achei mais legal da apresentação foi o VirtualBox, uma ferramenta open source para virtualizar desktops de quase todos os sistemas operacionais. Vou testar em casa e testar o open solaris também.

Após isso, foi o tradicional show de talentos, onde voluntários vão pagar mico mostrar algum talento para tentar ganhar uma jaqueta java. Esse ano foi bem mais fraco que nos anos passados... pouca gente queria participar... e só homem quis participar... após muita insistência do apresentador e da platéia, uma menina subiu ao palco e dançou. Estava óbvio quem iria ganhar. No ano passado foi uma menina que ganhou também.

Ás 11:10 começou o primeiro break... estava muito bom... muita coisa para comer!! E depois eu não sabia que palestra assistir... e resolvi participar do hands-on labs  LAB-7355: Aplicações em Rich Client: Primeiros passos com o SDK do JavaFX. Foi bem fraquinho. Esperava ver coisas mais interessantes sobre o javafx. Saí da sala antes de terminar porque eu estava interessado em saber do que se tratava o Lightning Talks. Esse Lightning talks, é um conjunto de mini-palestras de 5 minutos. Foi bem legal! Em particular com a palestrinha do Vinicius Senger da Globalcode, apresentando o super crud. Uma ferramenta (open source, claro) que gera um CRUD bem customizado.

Em seguida veio o almoço. Muito lanchinho de novo... do primeiro dia estava mais gostoso, na minha opnião... mas estava bom!

Depois do almoço, fui assitir a palestra da Ericsson sobre IP Multimedia Subsystems. A sala estava bem vazia, pois a maioria foi tentar ganhar um wii assistir a palestra da AMD. Enfim, como as minha chances de ganhar um wii no sorteio eram poucas, prefiri assistir uma palestra sobre mobile. Foi bem legal! Esse IMS é uma tecnologia, onde o programador não precisa se preocupar em como a aplicação vai acessar a rede, podendo ser banda larga, 3G ou qualquer outro.

Antes do break da tarde assisti o Desenvolvendo aplicativos de Web usando Comet e Ajax. A palestrante mostrou a técnica de Push Ajax, onde o servidor envia informações ao browser sem que o usuário tenha feito uma requisição. Um dos exemplos foi um chat com sliders de fotos. Ela abriu dois browsers e conectou-os na mesma aplicação... assim que a foto do slide era trocado em um browser, no outro era trocado automaticamente. Outro exemplo com essa técnica foi um jogo da velha.

Após o break, fui assitir Java ME SDK (CLDC com debug de dispositivos, CDC, blu-ray) esperava muuuito mais dessa palestra. Ele só mostrou alguns termos técnicos e camadas da sdk para dispositivos móveis.

E a última palestra do dia foi o Projeto WebSynergy: Desenvolvimento e administração básicos. Que é basicamente um portal da sun com portlets. Não achei nada de revolucionário.




Nenhum comentário: